Atuação

A atuação da AJA é estruturada em espaços de construção contínua: as reuniões plenárias, que reúnem todos os membros para alinhamento estratégico e tomada de decisões coletivas, e os Grupos Temáticos (GTs), que são o coração do trabalho técnico e colaborativo da rede. É nos GTs que conhecimento é produzido, estratégias são desenhadas e articulações ganham forma.

Os Grupos Temáticos foram organizados para responder a desafios centrais da Amazônia 

GT Território, Segurança e Acesso à Justiça

Trabalha a proteção de territórios e populações, com foco em: direitos territoriais, regularização e gestão fundiária, Amazônia urbana, segurança pública, acesso à justiça e combate à crimes ambientais. 

GT Litigância e Ativismo Judicial

Dedica-se ao apoio e desenvolvimento de litígios estratégicos, apoio a casos emblemáticos, monitoramento de julgamentos e incidência estratégica perante o sistema de justiça, com foco nos temas de: justiça climática, direitos difusos e coletivos e democracia ambiental.

GT Finanças Sustentáveis e Economias da Sociobiodiversidade

Dedica-se a discutir salvaguardas relacionadas ao direito intelectual e cultural associado à sociobiodiversidade da Amazônia, promoção de negócios justos, uso ético da biodiversidade e do conhecimento tradicional, parâmetros jurídicos para desenvolvimento das economias da sociobiodiversidade e Bens Ambientais.

Todos os grupos de trabalho adotam uma abordagem transversal de defesa aos Direitos Humanos, garantindo observância aos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (PIQCTs) nas discussões e decisões de cada GT — colocando a Amazônia no centro, e não na margem, das soluções jurídicas e institucionais.